terça-feira, 21 de agosto de 2012

Caculé;inscrições abertas para o Curso Técnico em Agroecologia



Estarão abertas a partir da próxima sexta-feira, 19, as inscrições para o Curso Técnico em Agroecologia, modalidade pós-médio, oferecido pela CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, núcleo de Caculé, segundo PORTARIA nº 8535/2011. O período de inscrição irá do dia 19 a 30 de novembro pelo site:www.sec.ba.gov.br/inscricaosorteio.
A CETEP oferecerá 60 (sessenta) vagas divididas em dias turmas no turno noturno. As aulas serão ministradas do antigo prédio do Colégio Estadual Tergina Pinheiro, hoje anexo do Colégio Estadual Norberto Fernandes. Os interessados poderá se inscrever para o sorteio eletrônico que acontecerá dia 13 de dezembro. Os alunos sorteados deverão fazer sua matrícula entre os dias 24 e 25 de janeiro de 2012. A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro de 2012.
O curso
O termo “agroecologia” ainda é muito jovem e desconhecido de grande parte da população. Existe há apenas trinta anos, mas só recentemente passou a ser mais empregado e discutido, motivado pela atual preocupação mundial com temas ambientais e pela necessidade – jamais tão urgente – de preservação da natureza. “Agroecologia” e “meio ambiente”, portanto, são termos que andam sempre juntos, como pai e filho, e há no primeiro a única e inescusável missão de zelar pelo segundo.
O prefixo “agro” (do latim agru, que significa “campo”) acompanhado por “ecologia” já nos dá a pista para chegarmos ao significado desse nome, sem muito mistério. Logo, a agroecologia estuda alternativas menos agressivas para a agricultura, presas a valores ambientais e com vistas a um impacto menor no meio ambiente, mas também preocupada com a parte humana, ou seja, as condições sócio-econômicas do agricultor e a melhora na relação entre homem e natureza. É, como se pode perceber, uma fuga ao estilo convencional de agricultura, ao agronegócio, à monocultura, à exacerbada mecanização e, claro, aos insumos químicos (agrotóxicos e fertilizantes), procurando uma saída em que se utilizem métodos menos prejudiciais, como adubos orgânicos e tecnologias de base ecológica, entre outros princípios, para a conservação dos recursos naturais e a busca por produção e consumo mais sustentáveis, ou seja, que promovam melhor integração com o meio em que se vive.
O profissional
O Técnico em Agroecologia utiliza-se dos princípios da sustentabilidade para elaborar relatórios, laudos, pareceres e perícias, faz avaliações ambientais e supervisiona áreas de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário